quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Junior sugere aproveitamento do antigo Mercado de Nanuque para o projeto Restaurantes Populares




Apresentando suas propostas como candidato a vereador, Junior (PSD – nº 55555) sugeriu ao candidato a prefeito Délio Rocha (14) o aproveitamento do espaço do antigo Mercado Municipal de Nanuque, localizado no Centro da Cidade, Avenida Geraldo Romano, quarteirão entre as ruas Juiz de Fora e Alvinópolis, para funcionamento do Restaurante Popular, com refeição de qualidade custando entre R$ 1,50 e 2,00.

“Quando apresentei a sugestão ao Délio, ele vibrou e garantiu que já está entre as prioridades de seu plano de ação. Imagine, naquela excelente área, hoje completamente abandonada pelo poder público, você fazer uma obra de revitalização, reservando a parte de baixo para os atuais comerciantes e feirantes, que já estão estabelecidos no local, e em um segundo piso, construir um Restaurante Popular... Acho que pode ser uma realidade no próximo governo”, disse Junior.

Como candidato a uma vaga na Câmara, Junior há muito tempo inseriu a proposta de Restaurante Popular.

PROJETO É FRUTO DE PARCERIA DO GOVERNO FEDERAL COM PREFEITURAS


Esboço de material publicitário sugerido pelo candidato a vereador Junior

Os Restaurantes Populares são Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição destinados ao preparo de refeições saudáveis, variadas e saborosas, que são vendidas a preços acessíveis, de forma a garantir aos trabalhadores urbanos e à população em situação de vulnerabilidade social o Direito Humano à Alimentação Adequada.


Cada unidade produz um mínimo de mil refeições por dia, sempre respeitando as características culturais e hábitos alimentares da região. Atualmente, 89 Restaurantes Populares se encontram em funcionamento em 73 municípios brasileiros, servindo um total de cerca de 123 mil refeições por dia.


Uma característica dos Restaurantes Populares é o acesso universal aos seus serviços. Contudo, para que esse equipamento público alcance a população em situação de extrema pobreza e insegurança alimentar, as unidades são estrategicamente localizadas em áreas de grande fluxo de pessoas, especialmente em grandes centros urbanos ou próximas a terminais de transporte coletivo, redes de saúde e redes de proteção social.


Os Restaurantes Populares fazem parte da estrutura operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN) e, em consonância com a meta de erradicação da extrema pobreza, buscam potencializar sua articulação com outras políticas sociais relevantes para o alcance dessa população mais vulnerável, como o Programa Bancos de Alimentos, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além do desenvolvimento de ações de Geração de Trabalho e Renda, Formação Profissional e Educação Alimentar e Nutricional (EAN).



O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) apoia a implantação e a modernização de Restaurantes Populares por meio de editais públicos que viabilizam projetos de construção e modernização das instalações prediais e a aquisição de novos utensílios e de equipamentos e materiais permanentes. Após a implantação das unidades, os governos municipais, estaduais ou distrital devem estruturar equipe técnica específica para o planejamento e acompanhamento das ações desenvolvidas no Equipamento e assumirem a responsabilidade pela gestão e manutenção dos serviços, podendo, para isso, firmar parcerias com organizações comunitárias e entidades sociais ligadas a programas de geração de trabalho e renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário